Durante uma cordial reunião sustentada na quarta-feira 12 de agosto com a Presidenta da República Michele Bachelet, os Bispos do Comitê Permanente da Conferência Episcopal do Chile (CECh) propuseram um "indulto Jubilar" para aqueles condenados pela justiça, com ocasião do Bicentenário da Independência do Chile, o 2010.

Durante o encontro, que o comunicado da CECh descreveu como "amável e fecundo", dialogou-se sobre "diversos temas que preocupam a sociedade chilena, o Governo e a Igreja".

"Entre outros vários assuntos tratados, fizemos presente à Senhora Presidenta algumas expectativas frente à próxima celebração do Bicentenário da Independência. Manifestamos-lhe o interesse da Igreja para que esta importante data seja uma ocasião propícia para que possamos refletir com altura de miras, como sociedade chilena em seu conjunto, sobre os grandes valores que marcam nossa convivência", diz o comunicado.

“A CECh revela ademais que os bispos entregaram à Presidenta os fundamentos que a Conferência Episcopal do Chile considerou para solicitar um indulto jubilar no Bicentenário para os condenados pelos tribunais de justiça”.

Sobre estes fundamentos, os Bispos se comprometeram a apresentar em seguida "uma proposta concreta quando houver um momento mais propício para o diálogo cidadão sereno que uma iniciativa como esta requer".

"Agradecemos a boa disposição que, graças a Deus, encontrou em vastos setores esta atitude de misericórdia, que brota de nosso mandato evangélico seguindo uma das mais antigas tradições bíblicas e de nossa história pátria".

O indulto jubilar poderia envolver a liberação de protagonistas de ambos os lados da chamada "guerra suja".