Diversas organizações de defesa da vida e a família no Uruguai lançaram um chamado de advertência aos cidadãos para denunciar o risco que para os meninos órfãos significaria a aprovação de um projeto de lei que se discute "à sombra" que concederia direitos aos casais homossexuais a adotar.

Em uma mensagem enviada por várias organizações de defesa da família aos cidadãos uruguaios se destaca que "os meninos e as meninas são pessoas, não são objetos de consumo afetivo, postos a disposição de casais que não cumprem com os requisitos naturais mínimos da paternidade e a maternidade".

"As conseqüências –segue o comunicado– só podem ser negativas para esses pobres meninos e meninas a quem um perverso projeto de lei quer condenar de antemão a crescer em condições adversas à sã formação de sua personalidade".

"Esta campanha de correios eletrônicos se dirige aos Sres. Deputados e a outros atores políticos para informar-lhes que o povo uruguaio não está disposto a desentender-se desse modo da sorte das futuras gerações em nosso país", adiciona a mensagem.

Ao estar passada no Uruguai a lei de "uniões concubinárias", que inclui os casais homossexuais, a autorização que o presente projeto de lei estende às uniões de concubinos para adotar, faz que também os casais homossexuais possam adotar crianças.