Os Superiores das províncias Salesianas da Europa se reunirão de 1 a 5 de dezembro em Roma para refletir sobre o tema: “Juntos pelos jovens da Europa”, no primeiro encontro  no qual o Reitor  convoca os Provinciais de todo um continente.

Segundo o comitê organizador, o objetivo da reunião é “analisar juntos a situação social, política, econômica, cultural e religiosa, em que os salesianos estão chamados a viver sua própria vida religiosa e a desenvolver sua própria missão, para tratar de conhecê-la melhor, para analisar melhor as possibilidades e os recursos, para confrontar as provocações e desenhar as futuras presenças”.

O encontro começou com a saudação do Reitor, R.P.  Pascal Chávez, que apresentou os motivos e os objetivos do encontro.

Também interveio, na abertura deste encontro, o Cardeal Joseph Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, com uma conferência em que falou sobre “a Europa: seus fundamentos espirituais ontem, hoje e amanhã”.

No encontro estão presente três das oito Regiões nas que está dividida a Congregação: Europa Norte, com 17 Inspetorias  (Províncias religiosas); Europa Oeste, com 10 Inspetorias; e Itália e Oriente Médio, com 10 Inspetorias e a Visitadoria da UPS (Universidade Pontifícia Salesiana).

No dia 2 de dezembro está prevista a intervenção de Dom. Aldo Giordano, Secretário Geral do Conselho da Conferência Episcopal Européia, sobre a vida da Igreja na Europa.

O programa do dia 3 se abrirá com intervenção do Prof. Antonio Fazio, Governador dos Bancos da Itália, sobre o tema econômico.

Os grupos refletirão sobre que tipo de colaboração está sendo colocada em  prática nos diversos setores na Europa (Formação, Pastoral Juvenil, Comunicação Social, Família Salesiana, Missões e Economia) e que sementes de novidade se podem indicar em cada província, Conferências ou Regiões.

No sábado, dia 4, jornada na qual provavelmente os participantes serão recebidos em Audiência pelo Papa João Paulo II, a reflexão girará em torno da determinação das dificuldades que enfrentadas e sobre a nova configuração futura das Regiões para poder responder melhor aos desafios dos jovens no atual cenário europeu.

Entre os objetivos indicados pela convocação do Reitor destacam-se o de “contribuir com o esforço da Igreja a dar uma alma ao processo de integração, para que a Europa ponha em prática aquela clara vocação existente no projeto dos pais fundadores: Uma família de povos unidos e nações reconciliadas, comprometidas na construção da unidade de toda a família humana”.