Os bispos da província eclesiástica do México emitiram uma mensagem dirigida aos presbíteros pelo Ano Sacerdotal, na qual os animam a viver este tempo com alegria e fé; e a trabalhar com entusiasmo pela evangelização e a renovação da própria identidade ministerial.

Depois de assinalar o júbilo com o qual "recebemos este ano de graça que o Senhor Jesus nos dá de presente", os prelados mexicanos convidaram os sacerdotes a "seguir trabalhando em nossa consolidação de discípulos e missionários, entregues à desafiante e apaixonada tarefa da Grande Missão, desde sua experiência do primeiro encontro com Jesus Cristo, seu seguimento, até a posta em prática dos programas e processos evangelizadores".

Do mesmo modo, os bispos afirmaram que este ano "é uma ocasião propícia para que, à luz da Palavra de Deus re-valorizemos o ministério que o Senhor Jesus nos confiou"; por isso assinalaram alguns aspectos a considerar neste tempo.

Acima de tudo "agradecer a Cristo Jesus pela vocação do sacerdócio ministerial; elogiar a Deus com alegria e gratidão pelo testemunho e serviço de muitos sacerdotes; recuperar aquela consciência que impulsiona aos sacerdotes a fazer-se presentes, identificáveis, reconhecíveis, seja pelo juízo da fé, seja pelas virtudes pessoais, seja também pelo hábito, nos ambientes da cultura e a caridade"; entre outros.

"Vemo-nos cada dia mais urgidos para obter nossa configuração com Cristo, quer dizer, pensar como Ele, atuar como Ele, viver como Ele; em uma palavra, amar como Ele", adicionaram.

Finalmente, os bispos rogaram à Virgem do Tepeyac para que com sua intercessão "o amor que nos apressa e transforma, vá forjando cada dia mais em nós nossa identidade com Jesus, sumo Sacerdote e bom Pastor".