Com ocasião da Jornada Mundial  do AIDS, que neste ano está dedicada às mulheres, a Sala de Imprensa da Santa Sé reiterou a recente mensagem do Cardeal Javier Lozano Barragán, Presidente do Pontifício Conselho para a Saúde: a AIDS requer prevenção e um reto uso da sexualidade.

Em sua mensagem, o Cardeal Lozano  recordou que a AIDS “é uma das epidemias mais devastadoras de nossos tempos; um drama humano que, por sua gravidade e extensão é um dos maiores desafios da saúde no mundo”.

“Compartilho a preocupação da comunidade internacional –continua- pelas dramáticas conseqüências da epidemia sobre a saúde, as condições de vida, as perspectivas, o estatuto e a dignidade das mulheres e das garotas em muitas regiões do mundo”, reitera o Cardeal mexicano; e adiciona que o impacto da AIDS sobre as mulheres “agrava a desigualdade e impede o progresso para a universalidade dos direitos”.

O Cardeal Lozano recorda que João Paulo II em sua mensagem para a Jornada Mundial dos Doentes 2005 assinala que para combater o drama do AIDS “de modo responsável é necessário que aumente a prevenção mediante a educação ao respeito do valor sagrado da vida e a formação à prática correta da sexualidade”.

Referindo-se às possíveis vias de transmissão desta epidemia, o cardeal sublinha que “para que sejam eliminadas devem ser combatidas com eficácia. Por isso concerne ao contato sexual, recordamos que o contágio se deve eliminar através de uma conduta responsável e a observância da virtude da castidade”.

O Presidente do conselho conclui destacando algumas linhas de ação para combater a AIDS com mais eficácia. Entre elas indica “pedir aos países industrializados que, evitando toda forma de colonialismo, ajudem nesta campanha contra a AIDS aos países que o necessitem; diminuir ao máximo o preço dos remédios anti-retrovirais necessários para curar os doentes de AIDS”.