Com quase perto de três milhões de visitantes, o sítio Web da Cidade Estado do Vaticano, vaticanstate.va, celebra seu segundo aniversário, desde que seu lançamento em 19 de julho de 2007.

Este site, cujo objetivo é permitir ao maior número possível de fiéis conhecerem mais de perto o Vaticano, tem aproximadamente uns dois mil e 800 acessos diários e até o momento foi consultado 31 milhões de vezes.

Como explica Eugenio Hasler, responsável pela redação e dos conteúdos, este projeto "nasceu em 2005, com o propósito de construir um banco de informação para apresentar ao Estado, sua organização, atividade e serviços"; que logo se transformaria em 2007 no atual Web Site que contém variada informação em cinco idiomas: italiano, francês, espanhol, inglês e alemão; e está dividida em cinco seções: Estado e governo, serviços, outras instituições, monumentos e loja.

As páginas mais visitadas são as que transmitem as imagens das webcams instaladas em distintos lugares do Vaticano: a que inclui a tumba de João Paulo II, a que está sobre a cúpula da Basílica de São Pedro, a que aponta à Praça de São Pedro, a dos Jardins Vaticanos e a de Castel Gandolfo; onde está atualmente o Papa Bento XVI.

Mais informação: http://www.vaticanstate.va