O Bispo de Vitoria, Dom Miguel Asurmendi, afirmou hoje que o novo decreto de Educação basco provocou uma queda drástica no número de alunos que cursam a disciplina de religião, e advertiu que "se não se remedia, em poucos anos, a disciplina de moral católica está destinada a desaparecer na Escola pública e nas Ikastolas (escolas integrais bascas)".  

Dom Asurmendi, em sua homilia em honra à Virgem Branca, celebrada na Igreja de São Miguel de Vitoria, solicitou à Virgem Branca "o dom de superar na sociedade basca e espanhola a grave crise da consciência moral que atualmente afeta ao direito à vida, à educação religiosa e moral, e ao trabalho".

O Prelado fez referência ao anteprojeto de lei orgânica do aborto que nos próximos meses será votado no Parlamento do Estado. A respeito, manifestou que a postura da Conferência Episcopal espanhola afirma que "o aspecto mais sombrio do anteprojeto é sua pretensão de qualificar o aborto provocado como um direito que teria que ser protegido pelo Estado". "Aqui há uma fonte envenenada de imoralidade e injustiça que vicia todo o texto", assinalou.

Do mesmo modo, criticou que se facilite às mães gestantes "a eliminação de seus filhos, em lugar de proteger a maternidade e a família para evitar que as mulheres se convertam em vítimas do aborto".

Por isso, pediu à Virgem Branca que "ilumine os nossos representantes no Parlamento do Estado para que este anteprojeto não seja aprovado", já que "a igreja proclama o direito à vida de todo ser humano a partir do mesmo instante de sua concepção, por isso o aborto provocado é dar morte a um ser humano".

"O aborto é um claro sinal da crise de consciência moral em nossa sociedade. Quem realiza um aborto e quem colabora nele ficam excomungados", sublinhou.

Por outro lado, o Bispo de Vitoria responsabilizou ao novo decreto de Educação aprovado pelo anterior Governo basco pela "queda drástica" no número de alunos que cursam a disciplina de religião e moral católica no País basco.

Do mesmo modo, relacionou esta situação com o aumento da violência juvenil, o abuso da droga e o álcool, e do sexo sem controle nem responsabilidade, e afirmou que a disciplina de moral católica "constitui um meio válido fundamental para uma correta educação dos jovens".