Em outubro de 1991 o Bispo Auxiliar de Sacramento (Califórnia), Dom Alfonso Galegos, faleceu em um acidente automobilístico. Suas virtudes cristãs, sua defesa dos não nascidos e sua dedicação aos mais necessitados, especialmente os imigrantes, levou a abertura de sua causa de beatificação, a mesma tem recebido um novo impulso.

Conforme informa a congregação do Agustinos Recoletos, da qual formou parte, "a diocese (de Sacramento) está preparando um relatório de mais de mil páginas, que resume os testemunhos de mais de cem pessoas sobre a vida virtuosa do bispo Galegos e as declarações de quem diz que o bispo intercedeu em favor deles, desde sua morte, faz quase 18 anos". Espera-se que o relatório chegue ao Vaticano ao final deste ano.

Dom Alfonso Galegos Apocada, foi um dos onze filhos de Joseph e Caciana Galegos. Nasceu em Albuquerque (Novo México, Estados Unidos) em 20 de fevereiro de 1931. Desde muito pequeno sofreu de uma grave miopia e tinha muitas dificuldades para ler.  

Aos 19 anos ingressou na comunidade dos Agustinos Recoletos. Oito anos depois foi ordenado sacerdote.

Dedicou seu ministério pastoral à educação dos jovens e criar alternativas às perigosas gangues. Em 1979 foi nomeado primeiro diretor do Escritório de Assuntos Hispanos da Califórnia.

Em 4 de novembro de 1981 foi consagrado Bispo Auxiliar de Sacramento. "caracterizou-se por sua alegria constante, a paciência com a que viveu a limitação da vida e por seu trato amável e carinhoso com todos, inclusive com aqueles que dificultavam seu trabalho pastoral. Deve-se assinalar também sua intensa vida de oração e seu compromisso com os pobres e necessitados, especialmente com os imigrantes latinos que procuravam um melhor futuro nos Estados Unidos", adiciona a congregação.

Dom Galegos sempre esteve a favor do direito dos manifestantes de protestar contra o aborto, enquanto rezava pela conversão dos abortistas. Teve uma predicação enérgica contra a cultura de morte, o aborto e as armas atômicas.

Morreu em acidente de tráfico em 6 de outubro de 1991 aos 60 anos de idade. Esse dia tinha participado da oração de um terço comunitário contra o aborto. No ano 2005 se abriu seu processo de beatificação e um ano depois se encerrou a fase diocesana. Atualmente a causa segue seu curso no Vaticano.

Em declarações ao jornal Sacramento Bee, Ángela Zapata de Elk Grove manifestou sua alegria pelo avanço da causa. Sua filha Angélica nasceu antes de tempo, sofria de uma grave hemorragia cerebral e segundo os médicos, restavam apenas uns dias de vida para a pequena.

Tudo mudou quando um sacerdote agustino recoleto a visitou no hospital, pôs na incubadora uma imagem com a imagem de Dom Galegos, batizou a menina e envolveu seu corpo na estola do falecido bispo.

Angélica "é agora uma menina de dois anos, sã, feliz. Sei que ele escutou nossas preces", sustenta sua mãe.

Por sua parte, Sara Sevilha, uma adolescente de quinze anos, nascida em Oxnard, disse ao Bee que tinha perdido quase por completo a vista e que a recuperou depois pedir a intercessão do Bispo.

Os promotores da causa de beatificação pediram ao Vaticano permissão para transladar o corpo do Bispo do cemitério de Santa Maria à igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, uma paróquia do centro de Sacramento na qual trabalhou pastoralmente.