O Bispo de Phoenix, Dom Thomas Olmsted, alentou na Missa de inauguração da convenção anual dos Cavalheiros do Colombo; a maior organização leiga católica do mundo, a não temer "as exigências da moralidade".  

Em uma Eucaristia que foi concelebrada por oito cardeais, 80 bispos e 100 sacerdotes; ante uns dois mil e quinhentos Cavalheiros do Colombo, o Prelado meditou na passagem do Evangelho de Mateus na qual o Senhor caminha sobre as águas e anima os discípulos a não terem medo, pois Jesus quer que quem o siga, não tema e supere o temor.

Esta mensagem, disse logo Dom Olmsted, foi escutado por São João Maria Vianney –cuja festa se celebra hoje– quem soube enfrentar os desafios de seu tempo: os católicos do Ars "eram ignorantes quanto à sua fé e indiferentes em sua prática, os vícios estavam por todos lados, o matrimônio e a família se desmoronavam. O que precisavam era de um sacerdote santo, um mensageiro de Cristo que pudesse ajudá-los a superar seus temores escravizantes e assim render-se com gratidão ao amor de Deus".

Mas eles, prosseguiu, "temiam que as demandas morais que a fé ia exigir-lhes. E por isso, à sua chegada à nova paróquia no Ars, o Pe. Vianney não foi bem-vindo. Este temor às exigências morais é o maior medo da sociedade atual, um temor que faz que as pessoas não se rendam à fé do Senhor".

Nesta Missa inaugural da convenção que este ano tem como tema "Estamos com o Pedro em solidariedade com nossos bispos e sacerdotes", o Bispo do Phoenix indicou que "nós seguidores de Cristo não temos que ter medo porque, como o Anjo disse a Maria, 'nada é impossível para Deus'. As exigências de Deus não são uma carga, quando estamos apoiados pela grande misericórdia de Deus".

"A lei do Senhor nos afasta do pecado e da desorientação que nos espreita; e nos dirige à verdade, o bem e a beleza. Leva-nos à maturidade em Cristo", precisou.

Ao finalizar e recordando as palavras do Apóstolo Pedro em uma de suas cartas nas que exorta a vencer as dificuldades, Dom Olmsted afirmou que "sem importar 'as provas de fogo' que o Senhor ponha ante nós, sem importar os temores que tenhamos que confrontar, confiemos nas palavras de nosso Redentor: 'Ânimo, sou Eu. Não temam!".

Antes de começar a Eucaristia, algumas relíquias de São João Maria Vianney foram levadas ao altar durante a procissão de entrada.