A Ministra de Educação do Chile, Mónica Jiménez, afirmou que São Alberto Hurtado é exemplo para os jovens chilenos de como se deve construir uma sociedade mais justa através de valores como a solidariedade.

Jiménez fez esta afirmação ao momento de apresentar a terceira edição da guia de aprendizagem "Aprendo que o Padre Hurtado foi um construtor da sociedade de justiça que esperamos", graças ao esforço conjunto do Ministério de Educação e a Fundação Padre Hurtado, e que será entregue a 250 colégios.

"O Pe. Alberto Hurtado não só teve como norte em sua vida a busca de uma sociedade mais justa, mas sim com seu trabalho demonstrou que é possível construir o país que queremos para nossos meninos e meninas", expressou a ministra.

Jiménez afirmou que "uma educação para a solidariedade tem impacto em todo o sistema escolar", ajuda a erradicar as desigualdades "e a integrar uma boa aprendizagem com destrezas básicas, éticas e morais". "Todo isso permitirá a cada estudante desenvolver-se como pessoa e ter um melhor resultado final como aluno", assinalou.

"Este material que hoje apresentamos é uma ferramenta mais para que eles (os estudantes), conheçam e entendam que cada um tem uma tarefa que cumprir na construção dessa sociedade", afirmou.

A guia de aprendizagem se distribuirá a 250 colégios. Informou-se que com esta entrega, completam-se 30 mil exemplares para que mais de 75 mil menores conheçam com profundidade os valores encarnados por São Alberto Hurtado.