A primeira edição do Festival do Cinema João Paulo II, inspirado nos ideais do recordado Pontífice de utilizar a arte para promover a fé, levar-se-á a cabo em Miami (Estados Unidos) durante o fim de semana do 30 de outubro ao 1º de novembro de 2009, anunciaram esta semana os organizadores da novidadeira iniciativa.  

O Festival "tem o compromisso de mostrar filmes de alta qualidade, feitos por cineastas de todo o mundo que ilustrem a força da fé nos momentos de crise da pessoa humana e que enfatizem a beleza, a luta e os triunfos da vida diária", assinalaram os organizadores. Laura Alvarado, Co-diretora e Coordenadora do Evento, explicou também que "este festival, o festival das pessoas, apresentará filmes que promovam o amor, a dignidade humana, o respeito, o perdão, a compaixão, e todos os momentos críticos e tribulações que põem a prova ao corpo e espírito do ser humano".

"A diversidade cultural e religiosa que oferece Miami é o campo mais fértil para dar vida a este festival inter-religioso. Com sua beleza geográfica e seu clima invejável, Miami é o lugar ideal para reunir aos cineastas da fé", assinala por sua parte Rafael Anrrich, Co-Diretor do Festival e Diretor de Comunicações.  

O Festival Internacional de Cinema João Paulo II está aceitando o envio de filmes nas categorias de longas-metragens, curtas-metragens e documentários até o dia 15 de agosto.

Todos os filmes serão julgados de acordo à expressão artística do João Paulo II, quem sustentava que "…através de sua criatividade artística, o homem se assemelha mais que nunca a imagem de Deus".

Mais informação: www.jp2filmfestival.com