O Presidente da Comissão Episcopal de Migrações da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom José Sánchez, disse que seria lamentável que a reforma da Lei de Estrangeiros na Espanha e na Europa imponha penas aos que acolhem os imigrantes ilegais, porque desta maneira se estaria sancionando a hospitalidade, um dos gestos de identidade dos cristãos.

Em uma carta, o Prelado recordou que quando Cristo disse "fui estrangeiro e me acolheram", ensinou a seus discípulos a ser hospitalares com os estrangeiros. Entretanto, advertiu que na reforma da Lei de Estrangeiros "um dos pontos mais debatidos é a hospitalidade".

"No empenho por perseguir os imigrantes em situação irregular ou ‘sem papéis’ se chegou a expor a possibilidade de penar a hospitalidade daquelas pessoas que acolhessem e mantivessem à sua custa a emigrantes ‘sem papéis’ castigando a atitude generosa ou a virtude de hospitalidade com penas reservadas aos delitos", assinalou.

Dom Sánchez disse que embora, devido ao alto índice de desemprego, pode-se "cair na tentação de pensar que tudo vale com tal de tirar de cima nós a pesada carga por muitos considerada hoje em dia, dos estrangeiros, documentados ou não-documentados", em outros momentos de prosperidade, recordou, "abrimos-lhes generosamente as portas, porque os necessitávamos".

O também Bispo de Sigüenza-Guadalajara recordou aos espanhóis que a maior mobilidade e o contato com pessoas de outras culturas oferece "a grande oportunidade" de exercitar a hospitalidade.

Por isso, convidou os fiéis a exercerem a virtude da hospitalidade, especialmente com os imigrantes, e a estar atentos com o rumo que tome esta reforma legislativa.