O jornal oficioso do Vaticano, L'Osservatore Romano, deu a conhecer de forma detalhada o programa que o Papa Bento XVI seguirá em sua visita às localidades italianas de Viterbo e Bagnoregio, no próximo domingo 6 de setembro.

Esse dia o Santo Padre partirá em helicóptero desde Castel Gandolfo e chegará às 09:30 a.m. ao campo esportivo comunal Rocchi, aonde será recebido pelo Bispo Lorenzo Chiarinelli de Viterbo, conhecida como a "Cidade dos Papas", por ter recebido a 50 Pontífices e por ter sido a residência dos mesmos entre 1257 e 1281.

Logo em automóvel se dirigirá ao Palácio na Praça São Lorenzo, onde numerosos fiéis o esperarão para a primeira saudação. Ao interior do Palácio, o Papa Bento XVI visitará a sala do Conclave, onde foram escolhidos cinco Pontífices.

Seguidamente, na esplanada de Vale Faul, o Papa presidirá uma Eucaristia com os sacerdotes de Viterbo; ao final da qual rezará com os presentes o Ângelus.

Bento XVI se dirigirá então ao Santuário de Quercia, aonde, no antigo convento, almoçará e repousará brevemente. Nas primeiras horas da tarde visitará propriamente o santuário dedicado à Virgem de Quercia; uma imagem Mariana milagrosa, conservada junto a um tronco, em torno da qual em 1469 se erigiu a igreja.

Às 5:00 p.m. o Santo Padre chegará em helicóptero a Bagnoregio, precisamente no campo esportivo Alessandro Pompei. Logo em automóvel chegará até a Catedral de São Nicolás para venerar as relíquias de São Boaventura. Seguidamente se encontrará com a população na Praça São Agustinho; depois do qual voltará para Castel Gandolfo.

Entre as iniciativas culturais prévias a esta visita, indica LOR, está a publicação do livro titulado "Viterbo e os Papas" de 150 páginas com ilustrações especiais que representam a história dos Pontífices nesta localidade italiana.