O Arcebispado de Quito chamou os fiéis a praticar as recomendações dadas pelo Ministério de Saúde para evitar mais contágios da gripe A-H1N1, como é evitar as grandes aglomerações, evitar o contato corporal ao momento de dar a paz nas Missas, receber a Eucaristia nas mãos e permanecer em suas casas se apresentarem os sintomas desta enfermidade.

"Com as autoridades eclesiásticas se acordou que o ato de dar a paz se faça sem contato corporal, que a eucaristia seja entregue na mão de cada pessoa e que se retirem as pias de água benta. Isto porque são atos que podem determinar a transmissão do vírus", expressou em um comunicado.

O Arcebispado recordou que com respeito aos eventos religiosos, o ministério recomendou que preferivelmente, estes "realizem-se em locais abertos ou em Igrejas com muita ventilação especialmente aqueles atos que concentrem grandes populações, que as romarias se realizem durante o dia".

Do mesmo modo, "pede-se às pessoas com sintomas de gripe (gripe) que não compareçam a seus lugares de trabalho, estudo e menos ainda em eventos de concentração maciça de pessoas. É momento de invocar a responsabilidade de cada pessoa no amparo da saúde dos cidadãos".