Ao receber este sábado aos dirigentes e atletas que participam do campeonato mundial de natação na Vila Esportiva de Roma, o Papa Bento XVI recordou que o esporte, em suas múltiplas formas, pode converter-se em uma escola de valores humanos e espirituais.

"Com suas competências oferecem ao mundo um convincente espetáculo de disciplina e de humanidade, de beleza artística e de vontade tenaz. Mostram a quais metas podem conduzir a vitalidade da juventude, quando não se rechaça a fadiga dos duros treinamentos e se aceitam de boa vontade tantos sacrifícios e privações," disse o Santo Padre.

"Tudo isto –adicionou- constitui também para seus coetâneos uma importante lição de vida”.

"O esporte, se for praticado com paixão e atento sentido ético, especialmente para a juventude, transforma-se em escola de são profissionalismo e de aperfeiçoamento físico, escola de formação nos valores humanos e espirituais, meio privilegiado de crescimento pessoal e de contato com a sociedade", adicionou

O Pontífice explicou que “assistindo a estes mundiais de natação e admirando os resultados alcançados, não é difícil dar-se conta da grande potencialidade com que Deus dotou o corpo humano, e quão surpreendentes objetivos de perfeição ele pode alcançar”.

“O pensamento, então, dirige-se ao estupor do Salmista que, contemplando o universo, canta a glória de Deus e a grandeza do ser humano. 'Ao ver o céu, lemos no Salmo 8, obra de tuas mãos, a lua e as estrelas que criaste: o que é o homem para que penses nele, o ser humano para que o cuides? Fizeste-o pouco inferior aos anjos, coroaste-o de glória e dignidade'", disse também.

"Como não dar graças ao Senhor, por ter dotado ao corpo do homem de tanta perfeição, e por havê-lo enriquecido de uma beleza e de uma harmonia que podem expressar-se de tantos modos" exclamou o Papa ante os esportistas; ao assinalar que “as disciplinas esportivas, cada uma com modalidades diversas, nos ajudam a apreciar este dom que Deus nos tem feito”.

Bento XVI recordou aos atletas que são “modelos para seus coetâneos”, por isso seu exemplo pode ser para eles “determinante ao construir positivamente seu futuro”. Por esta razão, exortou-lhes a ser então “campeões no esporte e na vida!”.