O candidato do Partido Ação Cidadã para as eleições presidenciais de 2010 na Costa Rica, Ottón Solís, assinalou que se chega ao poder neste país centro-americano ele apoiaria os "direitos" homossexuais e o aborto.

Em uma recente entrevista, Solís afirmou em uma clara referência a seu apoio aos mal chamados "direitos" homossexuais, que "vamos fazer de tudo para garantir o crescimento; e nos veremos nessa direção quanto aos valores culturais. Precisamos eliminar a discriminação contra as mulheres, os descendentes afro-americanos, a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais); assim como os não católicos".

Ao ser perguntado pelo Council on Hemispheric Affairs (Conselho de Assuntos Hemisféricos- COHA) por suas ações como Presidente –se chegar a sê-lo– ante a "cultura predominantemente católica e patriarcal" da Costa Rica; para que as mulheres tenham "controle sobre seus corpos", Solís disse também que "temos que garantir a igualdade em todos os níveis".

"Meu partido –precisou– garante e pratica a paridade total de gêneros. Temos que castigar legalmente a violência doméstica, incluindo a psicológica. Temos também que facilitar todo tipo de anticoncepcionais (incluído o aborto) para homens e mulheres".