O presidente da União Nacional de Pais de Família do México (UNPF), Guillermo Bustamante Manilla, exigiu à Secretaria de Saúde retirar ou modificar o conteúdo da nova Cartilha Nacional de Saúde, porque promove as relações sexuais, o uso de preservativos e a pílula do dia seguinte entre menores de 10 a 19 anos.

A UNPF dirigiu uma carta ao Secretário de Saúde, José Angel Córdova, exigindo-lhe a retirada destas cartilhas por promover anti-valores aos escolar. A associação indicou que o conteúdo nunca foi acordado com os pais, em que pese a que eles são os principais educadores dos filhos. "Nossa inconformidade é que não é prudente que entre meninos de 10 anos estejam fomentando isto", expressou Bustamante.

O representante indicou que há aproximadamente 20 dias se informou à Secretaria de Saúde da inconformidade dos pais com a cartilha. Entretanto, até o momento não receberam uma resposta.

A UNPF lamentou que o Governo não tenha realizado consultas durante a elaboração deste documento, e que o mesmo fomente nos alunos tomar suas decisões sem tomar em conta os seus pais.