O Bispo da Tlapa, Dom Oscar Roberto Domínguez, recordou que não se pode ser missionário sem ser um fiel e chamou os jovens reunidos no 10º Congresso Nacional Juvenil Missionário (CONAJUM), a continuar evangelizando "sem importar fronteiras, culturas ou raças".

"A razão da missão é proclamar uma salvação integral, ou seja total, da pessoa; quer dizer, proclamar o amor de Deus que se manifestou por Cristo à humanidade, a nós; assim, a Igreja é um instrumento para essa missão", expressou o Prelado durante uma Missa com ocasião do 10º CONAJUM.

Em sua homilia, Dom Domínguez recordou a importância da missão na vida da Igreja e a necessidade de renovar-se "se queremos ser verdadeiramente" missionários.

O Bispo de Tlapa advertiu que não se pode reduzir a missão "a estabelecer hospitais, escolas ou serviços de assistência social, criar uma nova consciência política, defender o respeito aos direitos humanos, mas tampouco anunciar uma ‘salvação eterna’ sem olhar as necessidades atuais, que agora estão machucando tanto ao nosso povo".

Finalmente, assinalou que não está terminada a tarefa evangelizadora nem dentro nem fora das realidades mais próximas. Por isso, chamou os jovens a continuarem anunciando a Cristo "sem importar fronteiras, culturas ou raças, o que Deus nos pede é que sejamos generosos, que nos convençamos sobre Ele e que o anunciemos acima de tudo com nosso compromisso de vida".