Com ocasião da Jornada Mundial de Luta contra a AIDS, o Departamento Episcopal de Pastoral de Saúde (DEPASA) fez um chamado à sociedade peruana a adotar medidas urgentes contra a enfermidade e reconhecer que as “famílias estáveis e cristãs” podem ser meios privilegiados para combatê-la.

O DEPASA publicou uma mensagem no que chama a refletir sobre este flagelo e considera o AIDS como “um problema social que aflige aos jovens, homens e mulheres”, que destrói as famílias e inclusive afeta a economia.

O organismo episcopal afirma  que uma forma de evitar a propagação do vírus é “viver uma sexualidade segura e responsável”, praticando a castidade e a fidelidade. Neste sentido, recorda que “uma família estável e cristã favorecerá na formação de jovens responsáveis, amadurecidos, livres e seguros de si”.

Do mesmo modo, exorta os cristãos a solidarizar-se com as pessoas que padecem a enfermidade e integrar a nova “Pastoral de HIV/AIDS” ou “Pastoral da Esperança”, criada para acolher, acompanhar, servir, educar e defender os direitos de milhares de pessoas afetadas por esta enfermidade e que muitas vezes são marginalizadas pela sociedade.

O DEPASA animou a todos os que trabalham com pessoas portadoras do vírus para que sigam sendo “bons samaritanos” e “apóstolos da misericórdia”.

“Que Maria, consolo dos aflitos, faça a todos mais sensíveis à dor de tantos irmãos e interceda por eles e pelos que se dedicam voluntariamente a seu cuidado”, acrescentou.