O Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), agradeceu ao Papa Bento XVI a publicação da encíclica Caritas in veritate, porque se trata de um documento que "será uma luz orientadora para responder ao grande desafio de viver em nosso continente os valores do Evangelho".

Caritas in veritate ajudará a "desenvolver uma sociedade mais justa e fraterna, de forma que alcancemos a meta assinalada por Vossa Santidade em Aparecida, de ser não só o continente da Esperança mas também o continente do Amor", expressou o CELAM em uma carta enviada ao Santo Padre logo depois de sua 3º Reunião Geral de Coordenação do quatriênio 2007-2011.

Segundo a agência Fides, no texto também manifestaram sua comunhão com o Papa e assinalaram que o Ano Sacerdotal permitirá "intensificar nossa atenção para nossos sacerdotes, indispensáveis colaboradores em nossa responsabilidade pastoral".

Do mesmo modo, o CELAM enviou uma missiva ao Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Card. Giovanni Battista Ré, a quem expressaram seu desejo de "viver intensamente" o Ano Sacerdotal, "dedicado à renovação sacerdotal: ‘fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote’".

Finalmente, Fides informou que o CELAM dirigiu também uma mensagem de solidariedade ao Arcebispo da Tegucigalpa, Card. Oscar Rodríguez Madariaga, ante "a difícil situação pela qual atravessa o querido país de Honduras e a Igreja que peregrina nessa querida nação".

Ante isso, pediram a Cristo que dê ao povo hondurenho a "sabedoria e valor necessário em forma tal que, utilizando os meios constitucionais, através de um diálogo sincero, consolidem-se a paz e a reconciliação desejada por todos".