O Arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, alentou os fiéis a pôr de relevo a dimensão propriamente religiosa e sobrenatural do sacerdócio, ante uma cultura que só vê o presbítero como "uma pessoa dedicada em termos genéricos ao serviço de outros".

Durante o programa Chaves para um Mundo Melhor, o Prelado disse que o Ano Sacerdotal é uma ocasião para destacar a dimensão religiosa e sobrenatural do sacerdócio, antes que o influxo e as pressões da cultura vigente terminem fazendo que as pessoas vejam no presbítero "simplesmente uma pessoa dedicada em termos genéricos ao serviço de outros, um agente de promoção social", e não o homem de Deus.

Dom Aguer recordou que o papel do sacerdote é "ensinar, santificar e conduzir pastoralmente ao povo de Deus", um ministério que é próprio dos bispos, sucessores dos apóstolos.

Entretanto, advertiu que a sociedade atual não só não aprecia a dimensão espiritual do sacerdote, mas sim busca "destacar com complacência os casos estranhos", os escândalos, os defeitos de alguns membros do clero, sem reconhecer "a vida exemplar e a entrega generosa de tantos sacerdotes, a maioria silenciosa, que cumprem com fidelidade seu ministério".

Por isso, chamou os fiéis não só a rezar por mais vocações ao sacerdócio, mas também pela santidade dos presbíteros. "Parece-me importante que todos aproveitemos este tempo, sobre tudo para adquirir uma consciência mais clara a respeito do que é exatamente o sacerdote e do que se pode e se deve esperar dele", afirmou.