Ao celebrar a festa do Apóstolo Tiago (ou Santiago em espanhol) que dá nome à arquidiocese local, o Cardeal Francisco Errázuriz pediu aos católicos aprenderem do santo e manter como os discípulos, o coração aberto aos ensinamentos do Senhor.

O Cardeal advertiu que "às vezes nos enganamos. Supomos que já entendemos e assimilamos tudo o que nos pede o Evangelho, como se nossa conversão ocorresse de uma vez para sempre de maneira cabal. Não é assim".

"Não foi assim na vida dos Apóstolos. Sempre mantiveram seu coração aberto para entender melhor a missão e as palavras de Cristo. Sempre foram seus discípulos. Aqui, o maior dos apóstolos descobriu, como discípulo de Cristo, que estava convidado a ser o menor, o servidor de todos, precisamente porque queria seguir ao Senhor que veio para servir. Foi convidado a praticar a caridade no serviço, porque Jesus lhe havia revelado sua própria verdade, a de ser Servo de Deus e dos irmãos", indicou.
 
Esta, explicou, "é uma verdade que sempre nos desafia a abandonar todo afã egoísta de poder e de renome, e toda dureza, tão própria dos que exercem autoridade, já seja na família, na escola, na empresa, nas comunidades. Fomos chamados a dar passagem à Verdade que é Cristo, que veio a este mundo para que tenhamos vida, e para nos realizar o serviço de lavar nossos pés e purificar nossos corações. Ele quer que não sejam corações de pedra, e que aprendamos a amar desde seu coração, e sirvamos desde seu amor, como discípulos missionários deles".

"Santiago Apóstolo nos convida à vigilância, de maneira que sempre sejamos testemunhas do Evangelho, homem e mulheres de esperança que optaram pelo amor e a verdade do Senhor, sabendo que junto a Ele seremos felizes, faremos felizes os nossos irmãos, e em nosso povo haverão cada vez mais expressões de justiça e solidariedade, e cada vez mais vida e mais paz", adicionou.

"É necessário seguir os rastros bem-aventurados do Padroeiro de nossa cidade e desta arquidiocese, Santiago (São Tiago) Apóstolo, em caminho para o bicentenário de nossa Pátria", concluiu.