A Conferência do Episcopado Mexicano (CEM) solidarizou-se com a Igreja na Honduras ante a crise política e social atual, em uma recente carta enviada ao Arcebispo da Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga.

Depois de lhe expressar sua oração e solidariedade, os prelados mexicanos assinalam que “pelas declarações feitas pela Conferência Episcopal de Honduras compreendemos a complexidade da situação e a dificuldade de entender, especialmente do exterior, as causas e fatores que provocaram as decisões tomadas pelos poderes legislativo e judicial do País”.

Por isso, prosseguem, “ninguém melhor que os mesmos hondurenhos sabem como se deram estes tristes acontecimentos, e por isso, estranham as vozes que de fora do País reclamam, desde uma visão meramente formal, uma volta à normalidade sem examinar a fundo o que provocou a situação”.

Seguidamente consideram “muito sensatas suas declarações tanto pessoais como as feitas pela Conferência Episcopal de Honduras, chamando a todo o povo hondurenho à calma e exortando aos cidadãos a procurar caminhos de concórdia e de paz” como o fez através de dois comunicados oficiais: o primeiro em 19 de junho no qual os prelados chamavam ao diálogo e o segundo de 4 de julho no que precisavam que não apoiavam a destituição da Zelaya nem tampouco os afãs dele pela re-eleição.

Finalmente o texto da CEM assinala que “oramos por Você, pelos Bispos da Honduras, e pelo povo ao que servem, para que Jesus Cristo, Senhor da História, os encha de sabedoria e fortaleza, e lhes conceda a reconciliação e a paz”.