O Secretário Geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom. Juan Antonio Martínez Caminho, assinalou que os bispos espanhóis não convocaram nem convocarão nenhuma manifestação contra o governo.

O porta-voz da CEE desmentiu assim especulações de imprensa que assinalavam que durante a recente Assembléia de Bispos se decidiu “suspender” uma suposta marcha de protesto contra o governo.

“A Igreja não tem que desconvocar nenhuma manifestação contra as leis do Governo porque não a convocou nem a convocará”, assinalou Martínez Camino; embora assinalou que os católicos, “de forma individual ou coletiva”, podem obrar livremente em suas atuações sociais e políticas.

O Secretário Geral do episcopado assinalou também que  “a Igreja não procurou nunca nem busca a confrontação com o Governo”.

Juan Antonio Martínez Camino assinalou que, em relação aos ataques do governo socialista à Igreja e os católicos existem “distintas sensibilidades” sobre como responder entre os bispos; e explicou que este tema tinha sido abordado durante a “sessão reservada e que obviamente, por seu próprio caráter de reservada não podia informar sobre a questão”.

Entretanto, destacou que o discurso inaugural do Cardeal Antonio María Rouco  “expressa o sentir e a apreciação muito generalizada dos bispos”.

Em seu discurso, o Cardeal assinalou a abertura da Igreja ao diálogo; mas afirmou claramente que os bispos não foram ceder nem guardar silêncio diante das pressões laicistas.