Três quadros coloniais e uma escultura do Santo Sepulcro foram roubadas na quinta-feira 16 de julho da Igreja de São Francisco de Coroma, no departamento de Potosí (Bolívia); no que constitui seu quarto roubo nos últimos doze anos.

Conforme assinala a nota de imprensa, o corregedor da comunidade de Coroma, Angel Huarachi, efetuou a denúncia que chegou ao diretor do Patrimônio do Ministério de Cultura, David Aruquipa, por meio da investigadora Cristina Bubba.

Segundo testemunho da autoridade regional, "a madrugada de 16 de julho a porta do templo foi forçada com um pé de cabra, enquanto ele e outros líderes estavam de viagem".

Por sua parte, Bubba assinalou que "o vigia descobriu os rastros de quatro pessoas e de um veículo, além de restos de materiais usados para violentar o portão da igreja, e uma picareta semi-enterrada nas proximidades".

O povo de Coroma é famoso por sua coleção de pinturas pré-coloniais, considerada uma das mais completas da América Latina, que depois de ser roubada nos anos 90 foi recuperada dos Estados Unidos, e atualmente permanece em um museu do lugar, sob custódia das comunas.

Nos recentes 12 anos, o templo perdeu ao menos 17 pinturas e várias peças de prata. Atualmente, o templo colonial tem só três quadros pintados entre os séculos XVII e XIX das quase 20 com que contava, segundo o inventário realizado de 1996.