O Presidente da Conferência de Bispos Católicos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, destacou as palavras "iluminadoras" do Papa Bento XVI quem em sua encíclica Caritas in veritate recorda que o desenvolvimento só poderá ser plenamente alcançado quando se reconhecer ao homem como "criatura predileta de Deus".

"Sábias, oportunas e iluminadoras são as palavras do Santo Padre, que reitera o desenvolvimento como uma vocação humana. O desenvolvimento só poderá ser plenamente alcançado se são respeitados os princípios que consideram o ser humano como uma criatura predileta de Deus, revestida de uma dignidade que não pode ser sacrificada pelas leis econômicas", afirmou o Prelado segundo a informação da Rádio Vaticano.

Ao comentar o novo documento pontifício, Dom Lyrio Rocha reafirmou o chamado da Igreja a não planejar um desenvolvimento centralizado em si mesmo e em deterioro do ser humano.

O Presidente da CNBB expressou seu desejo de que "Caritas in veritate" inspire aos países "em seu irrenunciável busca de caminhos para dar solução à crise econômica, em vista de um desenvolvimento que coloque no centro à pessoa humana, sobre tudo aos pobres, defenda a vida e elimine as desigualdades".