O Diretor da Sala de Imprensa, Pe. Federico Lombardi, informou que depois da realização do controle médico feito esta manhã (hora local) ao Papa Bento XVI em sua mão direita, “os resultados foram muito bons. O curso clínico mostrou ser bom e corresponde ao que estava previsto”.

Em declarações à Rádio Vaticano, o também diretor desta emissora explicou que para o exame realizado às 11:40 a.m. (hora local) na Colônia salesiana, perto da residência de Les Combes onde descansa o Santo Padre, “retirou-se o gesso que imobiliza e protege o pulso do Papa, para permitir o controle e logo se aplicou um novo”.

Ao finalizar, precisa, “o Papa saudou cordialmente e sorrindo, a todos os médicos e a todos os membros da equipe em meio de um clima muito sereno e também muito familiar”.

No exame, indica o sacerdote jesuíta, “participaram os dois médicos vaticanos que acompanham o Papa aqui –seu pessoal médico, o doutor Polisca; e o doutor Berti– e além naturalmente o doutor Manuel Mancini, o ortopédico da Aosta que operou o Santo Padre. Também estava presente, como se havia anunciado, o professor Vicenzo Sessa, que colabora desde o ponto de vista ortopédico com os Serviços Sanitários Vaticanos e que estará encarregado de monitorar o Santo Padre desde este ponto de vista em sua ida a Castelgandolfo e a Roma”.

Ao falar logo depois dos preparativos para o Ângelus de amanhã em Aosta, para o qual se espera a uns cinco mil fiéis, o P. Lombardi informou que previamente o Bispo desta diocese, Dom Anfossi, celebrará uma Missa às 10:30 a.m.; que será concelebrada por outros quatro bispos da região. Disse também que para a oração Mariana se espera a presença do Arcebispo de Turim, Cardeal Severino Poletto.