O Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera Carreira, advertiu que o esquecimento do ser humano como centro e fim da economia não foi erradicado, apesar de que esta tenha sido a causa principal da atual crise financeira.

Conforme assinalou o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o Cardeal assistiu ao Congresso "Crise econômica, bem comum e solidariedade" que se realiza em San José, Costa Rica, onde recordou que o objetivo do Estado e o mercado é servir à pessoa.

No evento, organizado pela Universidade João Paulo II, o Ministério de Fazenda e o Centro de Estudos Católicos na Costa Rica, o Cardeal advertiu que prevaleceu a economia de curto prazo e o afã de lucro, que para nada procuram o bem comum da sociedade e foram a origem da atual crise.

O Cardeal Rivera lamentou que a pesar que agora exista uma experiência acumulada e respostas rápidas para evitar uma catástrofe econômica, não se tenha procurado uma maior conscientização ética entre os protagonistas financeiros e as pessoas.

Segundo o SIAME, o Arcebispo recordou que na atualidade os povos estão interconectados para bem e para mal, por advertiu que sem regras e sem ética, tal interdependência se converte em um castigo e uma cruz desnecessária.

O Cardeal lamentou os efeitos colaterais da crise, como a perda de emprego, o fechamento de pequenas e grandes empresas, e os conseqüentes endividamentos de famílias que caem na desesperança.

Por isso, pediu aos fiéis preservarem um são otimismo que nutra de esperança à sociedade. O Cardeal Rivera também chamou os atores financeiros a regulamentar melhor o mercado e a não procurar o rendimento máximo a qualquer preço.