O Bispo de Tampico, Dom José Luis Dibildox Martínez, recordou ao Estado seu dever de proteger a liberdade de expressão e por isso pediu tomarem medidas necessárias para evitar seu retrocesso, pois este direito é necessário para o desenvolvimento democrático.

"Embora o panorama em curto prazo não seja esperançoso, é necessário que se tomem medidas legislativas, executivas, e inclusive judiciais, para o meio e longo prazo, que possam deter este retrocesso em uma das liberdades fundamentais para o desenvolvimento democrático", expressou em uma carta titulada "A liberdade de expressão no México".

Dom Dibildox recordou que a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas advertiu que no caso do México existem "vários fatos que a afetam", como a impunidade que protege funcionários que violam este direito, e o "incremento nos ataques a jornalistas, possivelmente por agentes governamentais e a delinqüência organizada".

Além disso, indicou, os meios de comunicação eletrônicos estão concentrados em poucas mãos, não existem instituições adequadas que velem por este direito, e existem "critérios judiciais" que restringem a liberdade de expressão.

Sem bem destacou a presença de meios independentes, assinalou que hoje em dia estes se tornam vulneráveis "pela falta de ganhos publicitários regulares, a pesar de que estes abordam temas de indubitável contribuição social, política e cultural".

"Frente a hegemonia dos grandes meios de comunicação e dos principais grupos de poder político no México, este tipo de foros representam um olhar crítico e alternativo à nossa realidade política, cultural e econômica", afirmou.

O Bispo de Tampico também recordou aos comunicadores católicos o seu chamado a contribuir com a evangelização.

Finalmente, referiu-se à carta pastoral dos bispos mexicanos "De encontro com Jesus Cristo à solidariedade com todos", e exortou aos mexicanos a esforçarem-se para consolidar o caminho que leve a um "México mais unido, mais democrático e com mais oportunidades de participação para todos".