O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, explicou que está confirmado para este dia sábado pela manhã um controle ortopédico ao Papa Bento XVI no qual se verificará o estado da mão direita do Santo Padre após uma semana desde a leve fratura que sofreu.

O sacerdote jesuíta explicou que "hoje se levou do hospital de Aosta à residência do Papa um aparelho radiológico portátil que permitirá realizar no sábado pela manhã um exame radiológico de controle".

Do mesmo modo, assinalou, que 'além dos médicos vaticanos, os doutores Polisca e Berti, estará presente naturalmente o doutor Manuel Mancini, que operou o Santo Padre, e o professor Vincenzo Sessa, especialista ortopédico de Roma e habitual colaborador dos Serviços Sanitários Vaticanos, quem acompanhará desde o ponto de vista ortopédico o Santo Padre logo do seu ingresso a Castel Gandolfo; para garantir de tal modo a continuidade da assistência médica".  

Conforme indica a agência AGI, o Pe. Lombardi também comentou que em sua vista de ontem ao Pontífice, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano, levou-lhe "numerosas mensagens de proximidade e apoio que se acrescentam aos dos últimos dias". Entre eles os da Casa Real da Espanha, da Chanceler alemã Angela Merkel; e o do senador vitalício e Ex-presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi.

Soube-se também que na habitual caminhada de ontem, o Papa Bento XVI se encontrou com algumas crianças a quem saudou e com quem conversou brevemente antes de retornar à residência de Les Combes.