O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Rubén Salazar Gómez, reuniu-se com a senadora Piedad Córdoba, para procurar avançar o processo que permita a liberação de "todos os militares e policiais em poder da guerrilha das FARC".

Conforme indica a nota de imprensa da CEC, a senadora assinalou que "conversamos sobre o tema que mais preocupa ao país neste momento, que é o das liberações para ver como destravamos este processo", ao final de sua reunião na sede da Conferência Episcopal, em Bogotá.

"Saímos muito satisfeitos, foi uma reunião muito interessante e de alto nível. As FARC aceitaram a presença da Igreja e é nesse sentido que nos estamos reunindo. Fizemos uma observação do panorama, um inventário do que existe. Para ver como podemos avançar", acrescentou.

Prévio ao seu encontro com o Presidente do Episcopado, a Senadora se reuniu com o Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, Arcebispo de Bogotá.

De outro lado, a Rádio Caracol informou que a Igreja na Colômbia está mediando entre o Alto Comissionado para a Paz Frank Pearl e a senadora Piedad Córdoba, com respeito a este tema. Por isso, finalizada a reunião, o comissionado de paz dialogará com Dom Salazar.

Lei do aborto é contrária à antropologia cristã, diz Dom Osoro

ARANJUEZ, 21 Jul. 09 (ACI).- O Arcebispo de Valência, Dom Carlos Osoro, explicou que o anteprojeto da lei que liberalizaria ainda mais o aborto pertence à cultura de morte e assim se constitui "no mais contrário à antropologia cristã".

Depois de sua intervenção de hoje nos cursos do verão de Aranjuez, que se estão celebrando na Universidade Rei Juan Carlos, o Prelado explicou à cadeia MONOPOLIZE que "a Igreja não faz campanha em contra do aborto, mas sim propõe um maneira de entender a vida". Esta forma de vida, proposta pela Igreja, não é outra que a continuação da mensagem que nos legou Jesus Cristo. Ele defendeu a vida dos homens em todo momento e "venceu a morte".

Do mesmo modo, o Arcebispo assinalou que "pensar que a cultura de morte seja a que se implante na existência e na história, parece-me que é o mais contrário à antropologia cristã. Jesus Cristo veio a este mundo a dar-nos vida e dá-la de presente vida. Por isso é de uma modernidade tremenda apresentar a concepção cristã da vida".

O curso do verão "Economia e pessoa em tempos de crise" se está celebrando no campus de Aranjuez da Universidade Rei Juan Carlos. O Núncio Apostólico na Espanha, Manuel Monterio del Castro, será o encarregado de enclausurar as jornadas esta quarta-feira às 1:30 p.m., hora local.

No momento, precisa Caracol, "o trabalho de interlocução que cumpre a Igreja evita que necessariamente tenha que haver um diálogo direto entre Piedad Córdoba e o governo Nacional".