O Diretor da Sala Stampa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, deu a conhecer que o Papa Bento XVI “se equipou com um pequeno gravador para poder ditar suas reflexões, ao não poder usar com facilidade a caneta nestes dias”, pelo gesso que tem em sua mão direita devido à leve fratura que sofreu.

Em declarações à Rádio Vaticano, emissora que também dirige, o sacerdote jesuíta explicou além que nestes dias, Bento XVI “está bem e de bom humor. Segue aprendendo a viver com a mão engessada” e “se comunica regularmente com seu irmão”, Dom. Georg Ratzinger, quem o acompanhará em agosto na residência do verão de Castelgandolfo.

Hoje, explica o Pe. Lombardi, “o Cardeal Bertone (Secretário de estado Vaticano) veio visitá-lo” “para colocá-lo ao dia, para a reflexão comum sobre os assuntos referentes ao governo habitual da Igreja”, depois do qual almoçaram juntos.

Quanto às Vésperas que esta sexta-feira o Santo Padre presidirá com os sacerdotes, religiosos, religiosas e representantes leigos da diocese de Aosta –em total 400 pessoas– o sacerdote referiu que o Pontífice chegará a esta localidade “em um automóvel coberto, mas se o tempo estiver bom, como esperamos, será acolhido na praça do arco de Augusto pelas autoridades e de lá e seguirá em automóvel descoberto para prosseguir pelo centro da cidade, passando pela antiga porta pretória para logo chegar à Catedral”.

Neste local, explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, “o Papa pronunciará sua homilia, as Vésperas serão em italiano e francês –já que aqui se usam as duas línguas– e logo depois de terminada a celebração, o Papa sairá ao átrio onde será colocado um pequeno camarote desde onde saudará os fiéis presentes que não puderam entrar na Catedral. Ao finalizar, passando por Introd, saudará quem se encontra na casa de repouso local”.