O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, visitou a Igreja da Santa Genoveva na zona da Majadahonda, templo no qual na semana passada se encontraram sete bombas caseiras sobre o telhado conectadas ao sistema de ar condicionado e que, felizmente, não explodiram.

O Cardeal, quem visitou de surpresa a paróquia, presidiu a Eucaristia da 1:00 p.m. no domingo, conversou com os paroquianos e alentou em diversas ocasiões de sua homilia "à paz e à calma"; deste modo agradeceu às autoridades por ter manifestado sua proximidade.

O Cardeal também expressou sua profunda preocupação por este tipo de gestos que "desde há décadas não se produziam na Espanha".  Ao final de sua homilia indicou que não se deve estranhar que jovens de famílias desestruturadas terminem sendo manipulados para este tipo de atos; e advertiu que "quem semeia ventos, recolhe tempestades".

O Pároco de Santa Genoveva, Pe. David Benítez, explicou à Efe que no último 12 de julho "ao acabar a missa de onze e meia percebi um forte aroma de gasolina no templo. Em companhia de algum paroquiano percorremos as instalações e descobrimos no telhado, encostados às máquinas de ar condicionado, uns elementos estranhos envoltos em fita isolante que pareciam garrafas".

O Pe. Benítez disse também que agora é momento de "esquecer o acontecido e de seguir com nossas tarefas, que não se interromperam. A investigação seguirá e sem dúvida chegará a bom porto e a justiça atuará".