Na segunda-feira pela manhã a polícia vietnamita na diocese de Vinh atacou brutalmente centenas de católicos que estavam colocando uma cruz e construíam um altar no terreno da paróquia Tam Toa, uma igreja que se paralisou no tempo da guerra do Vietnam. Dezenas de fiéis foram presos.

Conforme assinalou à Catholic News Agency o Padre J.B. An Dang, diz que existem rumores que o governo planeja converter este templo em um resort turístico.

Sobre o incidente, o Pe. Le Thanh Hong, assinalou que "a polícia, cujo número era bastante superior ao dos paroquianos, lançou gases lacrimogêneos aos fiéis antes de chutá-los e golpeá-los repetidamente de maneira brutal. Vários sacerdotes e fiéis resultaram feridos". "Até o momento não se sabe o paradeiro dos detidos", precisou.

Tam Toa é uma paróquia histórica para os católicos do Vietnam. Foi inaugurada em 1631. Segundo o Pe. An Dang se chegou a converter na maior paróquia da região, tinha a seu cargo um orfanato e uma escola. Depois dos bombardeios durante a guerra do Vietnam, celebrou-se Missa no lugar até março de 1996 quando os comunistas confiscaram o templo para torná-lo "memorial da guerra".

Em diversas ocasiões os católicos protestaram por esta e outras interferências do governo; o que impediu de reconstruir o templo.