Em uma carta enviada à Secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) expressou sua solidariedade com a Igreja na Honduras, especialmente com o Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, ante a crise política que se vive nesse país centro-americano.

Na missiva enviada pelo Presidente da USCCB, Cardeal Francis George, destaca-se que os prelados escreveram recentemente uma carta ao Cardeal hondurenho em que alentam "a ajuda ao povo da Honduras para que resolva pacificamente a atual crise política".

Do mesmo modo, ressaltam, "o Santo Padre, Papa Bento XVI, expressou sua preocupação sobre os recentes eventos em Honduras e chamou ao diálogo paciente e ao entendimento mútuo, assim como à reconciliação para criar as condições que 'assegurem a coexistência pacífica e a autêntica vida democrática' nesse país".

Os bispos da USCCB recordam logo os dois pronunciamentos do Episcopado da Honduras: o de 19 de junho no que chamavam ao diálogo a todos os protagonistas políticos; e o mais recente do 4 de julho no qual explicam a situação política; e que precisam que não apoiaram o golpe nem o afã re-eleitista de Manuel Zelaya.

Ao comentar a mediação do Presidente da Costa Rica, Oscar Árias, os prelados dos Estados Unidos exortam a "continuar o apoio a este esforço e tomar todas as medidas necessárias para ajudar ao povo de Honduras a resolverem a crise atual".