O porta-voz da Arquidiocese do México, Pe. Hugo Valdemar, informou à imprensa que três bispos de Michoacán receberam ameaças de morte por parte das bandas vinculadas ao narcotráfico.

"Há notícias que três bispos de Michoacán foram ameaçados e vários sacerdotes, mas geralmente não se fizeram públicas estas denúncias, mas é evidente que aí onde se ataca o traficante, os delinqüentes vêm estas pessoas como seus inimigos", assinalou o porta-voz.

Do mesmo modo, explicou que os bispos "até o momento não quiseram ter uma segurança especial, até agora querem viver como qualquer cidadão, mas por desgraça vivem a instabilidade e a insegurança, (...), mas [isto] será decisão de cada bispo".

A semana passada, os bispos de Michoacán fizeram um chamado a frear os recentes gestos violentos nessa região.

"Se não houver unidade nos Poderes para combater a delinqüência será uma guerra perdida. Há aspectos que devem cuidar-se, a Igreja sempre disse que esta guerra não pode ser a custa dos direitos humanos, deve-se proteger o Estado de direito, mas se requer uma reforma para combater com maior eficácia, é urgente", indicou.