A Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales convocou os fiéis católicos para celebrarem a Jornada Anual pela Vida no próximo domingo 26 de julho, que este ano se orienta a combater o problema do suicídio.

Dom Bernard Longley, Bispo Auxiliar de Westminster e responsável pelo programa desta jornada, explica que "o suicídio é um grave pecado. Para que um indivíduo reconheça isto é necessário que esteja mentalmente são e plenamente consciente que o que vai realizar (no suicídio) é um pecado. Entretanto com freqüência acontece que quando uma pessoa se suicida, sua mente está ofuscada pela confusão e o desespero; e não tem pleno controle das próprias faculdades mentais".

"Certamente –precisa o Prelado– Deus não condena a quem não está plenamente consciente e além disso é necessário recordar que a misericórdia divina não tem limites".

Dom Longley assinala além disso, conforme informa o L'Osservatore Romano, que é necessário que as pessoas em risco de suicidar-se sejam acompanhadas por um sacerdote para que lhes ajude a recuperar a esperança na vida.

Para esta Jornada pela Vida se repartiram mais de 300 mil volantes nas distintas paróquias do país onde o Prelado expõe estas reflexões.