Ao presidir a oração do Ângelus dominical na localidade italiana de Romano Canavese, perto da residência de Les Combes onde repousará até o próximo 29 de julho, o Papa Bento XVI recordou que “a Providência ajuda sempre a quem obra o bem e se esforça pela justiça”.

Em suas palavras, o Santo Padre se referiu ao Evangelho dominical depois da Eucaristia celebrada pelo Cardeal Tarcisio Bertone –que nasceu na mencionada localidade– e assinalou que sua nova encíclica Caritas in veritate, foi escrita para que se possa “mobilizar as forças positivas que sirvam para renovar ao mundo”.

“Queridos amigos, não se desanimem!”, exortou; e ressaltou que a Providência ajuda também a “quantos não pensam só em si mesmos, mas também em quem pode estar pior que eles”.

Seguidamente, o Papa sublinhou que “os valores fundamentais da família, o respeito pela vida humana, a sensibilidade pela justiça social, a capacidade de confrontar a fadiga e o sacrifício, o forte legado com a fé cristã através da vida paroquial e especialmente a participação na Santa Missa, foram por muitos séculos sua força”.

Serão estes valores, continuou, “os que permitam às gerações de hoje construir com esperança o próprio futuro, dando vida a uma sociedade verdadeiramente sólida e fraterna, onde todos os diversos âmbitos, as instituições e a economia sejam permeadas do espírito evangélico”.

Ao dirigir-se de maneira especial aos jovens, o Santo Padre os alentou a questionar-se pelo tipo de cultura em que se vive; que exemplos ou modelos evangélicos se propõem, e avaliar se ajudarem a viver os caminhos do Evangelho e a liberdade autêntica. “A juventude está plena de recursos, mas deve ser ajudada a vencer as tentações de caminhos fáceis e ilusórios, para encontrar o caminho da Vida verdadeira e plena”.

Logo depois de ressaltar que desta localidade surgiram muitas vocações, particularmente para a família salesiana, como o mesmo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, o Papa Bento XVI invocou o “amparo de Maria, a Virgem Assunta Padroeira da Diocese, Auxílio dos cristãos, Mãe amada e venerada de modo especial em numerosos santuários dedicados a Ela”.

Finalmente fez votos para que “sua presença maternal indique a todos o caminho da esperança e os conduza como a estrela que guiou os Santos Magos. A Virgem da Estrela vele sobre todos aqueles sob o monte Ivrea, o Monte Estrela dedicado a ela e aos Reis Magos. Confiamo-nos com confiança filial à Virgem invocando-a com a oração do Ângelus”.