Carmen Bousada, a mulher que se fez famosa em todo mundo por ter dado à luz a dois bebês quando tinha 67 anos, faleceu na sábado passada no Cádiz. Seus filhos, concebidos através de inseminação artificial com óvulos e esperma anônimos, ficaram órfãos antes de cumprir três anos de idade.

Conforme informa a imprensa espanhola, Bousada faleceu vítima de um câncer detectado depois do polêmico nascimento de seus filhos, fato que a converteu na mulher de mais idade em dar à luz.

Seu caso deu a volta ao mundo em janeiro de 2007, quando anunciou o nascimento de seus filhos depois de ser inseminada em uma clínica de Los Angeles, Estados Unidos, onde mentiu aos médicos sobre sua idade dizendo que tinha 55 anos, o limite que estabelece a legislação americana para este tipo de procedimentos.

Carmen Bousada, solteira, decidiu submeter-se ao tratamento logo depois da morte de sua mãe e manteve seu plano em segredo. Seus familiares desconheciam os fatos.
Seus filhos, Christian e Pau, nasceram com sete semanas de antecipação e permaneceram no hospital durante 21 dias.

A imprensa informou que os familiares diretos de Bousada se encarregarão dos meninos e não serão postos em um centro de acolhida.

Ricardo Bousada, irmão da defunta, declarou ao Jornal do Cádiz, que os meninos serão cuidados por seu filho e assinalou que tinha vendido a uma televisão os direitos exclusivos sobre os detalhes da morte de sua irmã e que o dinheiro se dedicaria à educação dos gêmeos.

O falecimento de Bousada suscitou uma polêmica no país e alguns representantes da comunidade médica estão pedindo uma mudança legal que imponha um limite de idade razoável aos procedimentos de fertilização assistida na Espanha.