As discrepâncias ao interior da comunhão anglicana se viram acrescentadas esta semana, logo que a igreja episcopaliana (a rama anglicana nos Estados Unidos) decidisse ontem autorizar, por uma ampla margem de votação, continuar a ordenação de bispos homossexuais.

A decisão dos episcopalianos, confissão à qual se aderiu recentemente para se casar o ex-sacerdote católico Alberto Cutié, foi tomada durante a convenção geral que este ramo anglicano teve em Anaheim, Califórnia; que esteve presidida, administrativamente, pela "bispa" Kathleen Jefferts Schori.

A resolução precisa que: "Deus chamou e pode chamar a este tipo de indivíduos (homossexuais e lésbicas) ao ministério ordenado na igreja episcopaliana"; e explica que entre os episcopalianos se encontram "casais do mesmo sexo que estão em relações duradouras caracterizadas pela fidelidade, a monogamia, o afeto mútuo, o respeito e a comunicação honesta e atenta; e o santo amor que permite a aqueles nessas relações verem em cada um a imagem de Deus".

Nancy Davidge, uma porta-voz da igreja episcopaliana, explicou que esta decisão não tem relação com os casais do mesmo sexo, conforme informa Reuters.

De outro lado, o líder da comunhão anglicana mundial e arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, rechaçou "a vontade (dos episcopalianos) de respeitar a moratória desta prática nessa significativa parte da igreja na América do Norte", na segunda-feira passada, durante o último sínodo anglicano realizado em Londres.

Por sua parte, Jeff Walton, o Diretor do Instituto Religião e Democracia da ação anglicana, assinalou que "a igreja episcopaliana quer seguir adiante mas com seus próprios términos. Na comunhão anglicana 22 das 37 províncias já não compartilham a comunhão, ou a compartilham parcialmente, com a igreja episcopaliana. Esta decisão dos episcopalianos fará ainda mais efetiva a separação do resto de anglicanos do mundo".

Depois desta decisão, precisou Walton, "a igreja episcopaliana entende que ao abandonar a autoridade da escritura se está separando da comunhão anglicana. Como igreja autônoma, pode escolher, mas deve viver com as conseqüências".

Estas divisões se originaram quando no ano 2003 se ordenou como bispo episcopaliano o homossexual Gene Robinson, logo depois do qual a comunhão anglicana ficou profundamente afetada.