O Bispo de Cádiz e Ceuta (Espanha), Dom Antonio Ceballos, em uma carta pastoral dirigida aos homens de mar, expressou a solicitude da Igreja ante a crise que enfrentam oferecendo "ajuda espiritual e de todo tipo a quantos trabalham no mar e suas famílias".

O Prelado se expressou assim com ocasião do Dia dos povos do mar, que se celebra este 16 de julho, festividade de Nossa Senhora do Carmen, "Estrela dos mares".

Depois de assinalar que Jesus Cristo "também foi um homem de mar" que realizou "muitas viagens em navio, marcados por turbulências, milagres e ensinamentos"; Dom Ceballos precisou os rasgos dos problemas que enfrentam os marinheiros e pescadores.

"Os empregados da marinha mercante experimentam a solidão das longas travessias; os homens do mar sofrem as restrições de licenças em estaleiros próximos, a escassez de capturas em mares exaustos, a dura competição", assinalou; e advertiu que "as esposas e os filhos sofrem as conseqüências das longas ausências, o permanentemente vai-e-vem dos perigos que lhes espreitam e do pão escasso, e com grande freqüência a viuvez e a orfandade".

Ante este panorama, o Bispo do Cádiz e Ceuta assinalou que "a Igreja, sempre solícita pela atenção de seus filhos mais necessitados, instituiu uns serviços próprios para os homens de mar e suas famílias" como é o Apostolado do Mar, que ajuda aos que "trabalham no mar e as suas famílias nos portos, nos navios e nas aldeias e bairros de marinheiros e pescadores".

"Que Nossa Senhora do Carmen, Estrela dos mares, a quem em todos os tempos, marinheiros e pescadores se aproximaram para pedir ânimo, alento e amparo, os abençoe e os mantenha pelo bom caminho da navegação nestes tempos difíceis e confiados", concluiu.