O Bispo Dom. Ricardo Valenzuela, assinalou que o diálogo franco e não a violência ou a transgressão da lei, permitirá solucionar os problemas dos camponeses do país.

Durante o segundo dia do novena à Virgem de Caacupé, Dom. Valenzuela condenou os bloqueios de estradas, o desacato às resoluções judiciais, a invasão de propriedades, entre outras ocorrências que afetam o campo. Indicou que estes sinais de tensão e conflito, exigem uma profunda reconciliação para obter a pacificação.

O Prelado explicou que esta situação, grafica uma falta de respeito à autoridade e demonstra que se vive um processo de decomposição das instituições. Acrescentou que prejudica a busca pacífica de um caminho de reconciliação, por isso chamou a justiça paraguaia a “funcionar” para “ir colocando as coisas em seu lugar e evitar desmandos”.

Além disso, pediu cumprir com os compromissos assumidos para que “a palavra dada volte a ter valor”.

O Bispo  também denunciou “o seqüestro de pessoas com fins extorsivos” e pediu aos familiares das vítimas não perder a fé.

O segundo dia da novena teve como tema principal a violência que o Paraguai enfrenta. O tema para o terceiro dia será “Jesus Cristo, sacerdote que intercede por nós perante Deus” e estará a cargo do Dom. Cândido Cárdenas, Bispo de Benjamim Aceval.