Rádio Vaticano deu detalhes das atividades que o Papa Bento XVI cumprirá nas localidades italianas de Viterbo e Bagnoreggio no próximo 6 de setembro.

A rádio emissora informou que o Bispo do Viterbo, Dom Lorenzo Chiarinelli, apresentou ante a prefeitura desta cidade a visita pastoral do Papa.

Viterbo, localizada a 100 quilômetros noroeste de Roma, é conhecida como a "Cidade dos Papas" pois durante alguns decênios do século XIII foi a sede do Sucessor do Pedro; aí se celebraram vários conclaves, incluindo o que escolheu ao Papa Gregorio X, logo proclamado beato.

Segundo o programa, o Santo Padre chegará no domingo 6 de setembro pela manhã ao Estádio Enrico Rocchi de Viterbo, e logo fará uma visita privada o antigo Palácio dos Papas, de onde saudará a cidade.

Desde este Palácio, o Pontífice poderá ver o Vale Faul, onde presidirá a Santa Missa e rezará o Ângelus.

O Papa visitará também a tumba de Santa Rosa de Viterbo, Padroeira da cidade, e a célebre ‘Máquina de Santa Rosa’, um majestoso andor em forma de torre iluminada, de 28 metros de altura, que pesa mais de 50 quintais, que os fiéis levam cada ano em procissão, para comemorar com grande devoção a Santa franciscana.

Pela tarde, Bento XVI rezará o Terço no Santuário da Virgem de Quercia, com a participação das religiosas dos 12 conventos de clausura que existem no lugar.

O Santo Padre visitará também Bagnoreggio e rezará ante as relíquias de São Boaventura. Desde a praça central saudará a população e logo voltará para Palácio Pontifício de Castelgandolfo. Segundo Dom Chiarinelli, será "uma visita singela mas sugestiva".