O Papa Bento XVI nomeou hoje ao Dom Gonzalo Restrepo Restrepo, até agora Bispo de Girardota (Colômbia), como novo Arcebispo Adjutor de Manizales.

Dom Restrepo nasceu no Urrao, Arquidiocese da Santa Fé de Antioquia, em 8 de agosto de 1947. Fez seus estudos eclesiásticos em Medellín. Obteve sua licenciatura em filosofia na Pontifícia Universidade Bolivariana; também em Medellín; e na Pontifícia Universidade Gregoriana (em Roma) obteve a licenciatura em teologia e o doutorado em filosofia.

Foi ordenado sacerdote em 1 de junho de 1974. Depois desempenhou os seguintes cargos: Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Fátima, Vigário Paroquial de São Bartolomé, Pároco de São Bartolomé, Pároco de Nossa Senhora das Lajes, Professor da Pontifícia Universidade Bolivariana, Professor no Seminário Maior de Medellín, Delegado arquidiocesano para a pastoral vocacional, Diretor da Casa para sacerdotes da Arquidiocese de Medellín em Roma, Decano da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Bolivariana e Reitor desta mesma casa de estudos.

Em 2 de dezembro de 2003 foi designado Bispo Auxiliar de Cali, recebendo a ordenação episcopal em 11 de fevereiro de 2004. Em 11 de julho de 2006 foi designado Bispo de Girardota.

Para o governo pastoral da Arquidiocese de Manizales, o Prelado conta com a ajuda pastoral de 219 sacerdotes, 585 religiosos e 43 diáconos permanentes. Ao ter sido renomeado Arcebispo Ajutor, o direito de sucessão é automático e assumirá a sede de Manizales assim que o atual Arcebispo titular presente sua renúncia.