A Conferência Episcopal da Costa Rica (CECOR) chamou o Governo a combater o narcotráfico e insistiu "na necessidade de aplicar coerentemente as normas existentes, de uma vez de retomar o valor da ação preventiva e re-educativa, especialmente, das nossas crianças e jovens".

Os bispos assinalaram que embora todos os cidadãos devam contribuir à prevenção e ao combate deste flagelo, recordaram que em Aparecida os prelados indicaram que "é responsabilidade do Estado em primeiro lugar combater, com firmeza e com base legal, a comercialização indiscriminada da droga e o consumo ilegal da mesma".

Em seu comunicado, a CECOR manifestou que a Igreja não pode permanecer indiferente perante o problema das drogas e insistiu na necessidade de educar às novas gerações nos valores responsabilidade, trabalho e respeito pela vida e a dignidade humana dos filhos de Deus.

"Em uma Nação em que, majoritariamente, nos declaramos cristãos, nossa identidade e vocação nos deve levar a antepor os princípios evangélicos à qualquer participação em uma atividade que, por mais lucrativa que seja, claramente, denigre o ser humano e ofende gravemente a Deus", expressaram os bispos.

Finalmente, depois de denunciar "a criminalidade dos narcotraficantes que comercializam com tantas vidas humanas", os prelados reafirmaram que "a Igreja, como Mãe, está do lado das vítimas deste flagelo para lhes ajudar a recuperar sua dignidade e vencer esta enfermidade".