O Arcebispo de São Domingos, Cardeal Nicolas de Jesus López Rodríguez, assinalou que o crime organizado que se desatou o país alcançou níveis “inconcebíveis” e pediu às autoridades combater o de maneira drástica.

Depois de uma missa na Catedral, em memória do herói nacional Manolo Tavárez Justo, o Cardeal reconheceu que frente aos delinqüentes que matam pessoas não “há mais remédio que aplicar todo o peso da lei”.

Nestes dias, a sociedade dominicana sofre o embate do crime organizado, como o recente assalto a um ônibus de turistas em Porto Plata, a seqüela de fatos registrados depois do atentado contra o jornalista Euri Cabral, e o assassinato do sargento policial Ramón Darío Cabrera em Santiago.

Sobre o novo Código Penal, o Cardeal López Rodríguez disse esperar que este não seja um motivo para evitar que a justiça funcione e advertiu que se houver atos delitivos “que se investigue o que se tem que investigar”.

Finalmente, advertiu que a violência está principalmente no coração humano. “O violento é uma pessoa que está aprisionada por paixões, é uma pessoa que precisa matar, vingar e estar continuamente criando conflitos”, anotou.