Regina Benjamin, uma médica rural do Alabama, foi nomeada pelo Presidente Barack Obama para o cargo de Cirurgião Geral dos Estados Unidos, um posto administrativo chave na reforma do sistema de saúde. Embora não se conhece sua postura sobre a defesa da vida, a comunidade católica espera que seu trabalho seja coerente com o ensino da Igreja.

Regina Benjamin se comprometeu a apoiar a agenda do sistema de saúde de Obama como a "doutora dos Estados Unidos" e adicionou que tanto sua família como seus pacientes foram vítimas do defeituoso sistema americano.

O Cirurgião Geral tem a missão de dirigir os Corpos Comissionados de Serviços de Saúde Pública, habitualmente traça esboços gerais para a política de saúde pública ao dar conselhos sobre diversos temas.

Benjamin foi ganhadora de um subsídio da Fundação MacArthur no ano 2008 por seu trabalho na Clínica Rural de Saúde Bayou La Batre que atende desde 1990 a uma comunidade de pescadores de 2.500 habitantes.

A clínica foi destruída três vezes; primeiro pelo furacão Georges em 1998, pelo Katrina no 2005, e logo por um incêndio.

Depois da notícia, o reitor da Catedral de Mobile, Alabama, onde Benjamin serve como leitora, animou-a a defender os não nascidos em seu novo posto.

No ano 2006, Benjamin recebeu do Papa Bento XVI a medalha Pró a Ecclessia et Pontifique por seu trabalho humanitário.

Por sua parte, o Vigário General da Arquidiocese de Mobile, Dom Michael L. Farmer, disse à Catholic News Agency que a Dra. Benjamin é uma "pessoa encantadora", "notável" e conhecida por "estender pontes" com a comunidade.

Agora, se espera que ela mantenha uma posição em consonância com a da Igreja em matéria de defesa da vida, apesar das dificuldades de trabalhar para uma administração abertamente pró aborto.