No marco do Sínodo sobre a Palavra de Deus na Igreja (Outubro de 2008) e a clausura do Ano Paulino convocado pelo Papa Bento XVI (junho 2009), a Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB) realizará o 3º Congresso Bíblico Internacional, "As Chaves do Antigo Testamento e Paulo de Tarso"; do 30 ao 31 de julho em Medellín.

Conforme assinala a nota de imprensa, o evento é impulsionado pela Faculdade de Teologia da UPB; e busca aprofundar em "assuntos candentes do Antigo Testamento e faz uma recopilação de aspectos centrais sobre São Paulo".

Dentro dos temas que se abordarão se encontram "Moisés, fundador do Israel? A situação atual dos estudos sobre o Moisés"; "Beleza e amor, os caminhos do compartilhar humano. Trajetos em Paulo e o Cantar dos Cantares"; entre outros.

Do mesmo modo, o evento contará com expositores internacionais como o sacerdote Dr. Jean Louis Ska; o Padre Jorge Iván Ramírez; Padre Diego Fernando Bedoya; Padre Hernán Darío Cardona Ramírez ; Padre Paulo Andrés Palácio Montoya; e o doutor Arturo Bravo, da Universidade Católica do Chile.