O Bispo de Aosta, Dom Giuseppe Anfossi, deu a conhecer alguns detalhes das férias que o Papa Bento XVI transcorre na localidade italiana de Aosta, na residência salesiana de Les Combes; assim como a alegria da população local de saber que entre eles estará o Santo Padre até o 29 de julho.

Em uma entrevista concedida ao L'Osservatore Romano, o Prelado precisou primeiro que para o Pontífice "não preparamos nada especial ou espetacular. Queremos respeitar seu repouso. Veremo-lo quando ele queira e se assim deseja. A população está feliz pelo simples fato de que ele esteja aqui e o acolhem como se o acolhessem em suas própria casas".

O Santo Padre, diz o Bispo, "poderá gozar das maravilhas desta terra, com toda serenidade e tranqüilidade. Todos poderão vê-lo no domingo pela manhã quando recite conosco o Ângelus".

Depois de explicar que a renúncia de parte dos locais a vê-lo e a expressar-lhe seu afeto em outras ocasiões distintas ao Ângelus constitui uma "demonstração de respeito", Dom Anfossi explica que a residência em que se encontra Bento XVI lhe permite ao Papa "viver imerso na natureza e quase isolado. É uma pequena construção que pode receber, além de ao Papa, o resto do pessoal estritamente necessário".

Esta propriedade, diz o Prelado, está "construída a mil e 400 metros de altura, em uma zona que está fora dos itinerários e serviços turísticos, aonde se tem um panorama único. Desde a casa se pode chegar aos atalhos montanhosos que permitem longas caminhadas em perfeita solidão. Quando o Papa almoça tem diante de si o espetáculo do Monte Branco (Mont Blanc)".

O Bispo de Aosta diz ademais que "conhecendo um pouco seus hábitos –sobre tudo seu gosto pela música– levamos à residência um piano porque sabemos que ama tocá-lo. Além disso a biblioteca está suficientemente abastecida; e ultimamente se acrescentaram textos".

Ao concluir explica que "somente pedi ao Papa que, antes de que se fora, se encontrasse com os sacerdotes, religiosos, religiosas e alguns representantes do laicado católico da diocese de Aosta".