O Arcebispo de Valência, Dom Carlos Osoro Serra, qualificou a nova encíclica do Papa Bento XVI como um "documento excepcional da Doutrina Social da Igreja"; e um "autêntico presente para todos, cheia de iniciativas para uma vida cristã que quer servir de testemunho e de verdade".

O Prelado se expressa assim em sua carta titulada "A beleza da caridade na verdade", em que também sublinha que "a caridade seria um pacote vazio sem a verdade; este é o risco que existe em nossa cultura nestes momentos: viver um amor sem verdade".

"Que razão tem o Papa quando diz que ‘um cristianismo de caridade sem verdade se pode confundir facilmente com uma reserva de bons sentimentos, proveitosos para a convivência social, mas marginais’", adiciona.

Do mesmo modo, o Prelado destaca que a caridade "é a via mestra da Doutrina Social da Igreja"; e assegurou que "mais que em nenhum momento da história, temos que pensar que todos os compromissos e responsabilidades que nos dá a Doutrina Social da Igreja, provêm da caridade".

"A Igreja não tem soluções técnicas que oferecer, mas sim uma missão que realizar, missão de verdade para todos os tempos e circunstâncias a favor de uma sociedade à medida do homem, de sua dignidade e de sua vocação", acrescenta.